quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Pancadas fortes de chuva em Araripina - a mais forte dos últimos anos

Situação agora no pé de serra do Saquinho, região da Feira Nova. Foto de Ernildo Arruda


 Estrada do Saquinho - Foto de Ernildo Arruda


Estrada da Serra do Cavaco - Foto de Josélia Alencar, por ela descrita como 'lagoa'.

Araripina volta a sentir o cheiro e a alegria da chuva. Nas localidades onde as pancadas foram mais fortes, os pluviômetros registraram 73 milímetros em pouco mais de duas horas de precipitação. Isto ocorreu nas regiões da Serra da Rodagem e imediações, compreendendo as serras do Morais, Jardim, Rancho Grande, Cavaco, com notícias de pancadas também fortes em Serrolândia, distrito pertencente a Ipubi, onde as ruas estavam inundadas nas partes baixas.
Também choveu forte na região da Feira Nova, em Araripina. No Sítio Saquinho, o advogado e blogueiro Ernildo Arruda fez registros dos açudes cheios e estradas inundadas. Na Serra do Cavaco, Josélia Alencar fez registros da situação animadora das estradas. Sim! Estrada inundada nas serras representa fartura e animação.

PONDERAÇÕES
Nada indica que teremos um grande inverno para quem vive da agricultura. Março não é mês adequado para plantar feijão, pois o frio prejudica a sanidade das plantas e compromete severamente a produtividade. Contudo, o milho do São João começa a ser plantado nas proximidades da Festa de São José. Já para a mandioca, largamente plantada no início do ano, as precisões são boas. Neste particular, o problema reside no preço mínimo. Também como nas outras atividades, o PT aplicou calote eleitoral e não vem garantindo preço mínimo, prejudicando seus eleitores fiéis do Sertão.

PECUÁRIA - Uma chuva forte traz mais resultados para a pecuária do que dez meses de chuviscos. Os barreiros da serra, onde a chuva caiu forte, a exemplo de regiões baixas, como o Saquinho, estão cheios. Isto é garantia de água para o rebanho. Para a rama os chuviscos já resolviam antes das chuvas mais fortes. As chuvas citadas caíram mais ao oeste de Araripina. Ainda não há notícias tão animadoras para as regiões de distritos fortes na agropecuária, como Nascente, Gergelim, Morais e Lagoa do Barro. A qualquer momento atualizaremos a postagem com informações destas regiões. As nuvens são densas no momento em todas as direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário